Picanha ao forno

1 peça de picanha de mais ou menos 1kilo
1 cabeça  de alho
3 cebolas 
1 ramo de alecrim fresco (ou 2 colheres de sopa de alecrim desidratado)
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de azeite (para colocar quando for dourar a carne)  


COMO FAZER :

Faça 4 furos  na peça de picanha no sentido do comprimento e introduza 4 dentes de alho. Faça uma pasta com 2 colheres de  manteiga, 2 colheres de sopa de azeite, o restante da cabeça de alho descascada e amassada, folhas de alecrim, sal e pimenta do reino a gosto. Esfregue a pasta na carne. Agora, coloque a picanha na assadeira com a parte da gordura voltada para cima e o lado mais grosso voltado para a parte de trás do forno. Divida cada uma das 3 cebolas em 4 partes e espalhe por cima e ao redor da picanha. Cubra a assadeira com papel alumínio e deixe a 200 graus por 20 minutos, então retire o papel alumínio, coloque ramos de alecrim (ou folhas secas) besuntados com um 1 colher de azeite sobre a picanha, assim, as folhas do alecrim não queimam no forno. Aumente a temperatura para 230 graus e deixe por mais 30 a 40 minutos ou até dourar.

Após uma hora de forno, faça um furo na parte mais grossa da carne, se escorrer sangue está ao ponto. Se saírem os sucos da carne, significa que ela está bem passada.

Se a peça de picanha for muito pequena diminua um pouco o tempo de forno e fure um pouco antes de uma hora para verificar o ponto. Retire do forno e aguarde 15 minutos (com a carne coberta novamente por papel alumínio) antes de fatiar. Esse descanso é necessário para que a carne distribua seus sucos internos e fique suculenta por inteiro. Sirva a seguir com fatias de pão, farofa, molho vinagrete ou outro acompanhamento da sua preferência.

Comentários

Postagens mais visitadas